Miss Campo das Antas
CANDIDATA
Amanda Jaqueline, 20 anos, 1,65 de altura, representante do bairro Campo das Antas
•O que gosta de fazer no tempo livre ?
Procuro desfrutar de um tempo de qualidade com meus próximos, curtir uma boa música, fazer uma comida gostosa. Gosto muito de cantar, meu noivo toca, então sempre tem uma música rolando. Também me dedico aos estudos, estou estudando enfermagem e amo aprender!
•Seu maior sonho :
Dou muita importância ao meu próximo, percebo cada ser humano com singularidades preciosas, e por isso meu maior sonho é contribuir para que as pessoas percebam seu valor.
•Uma música :
Pés cansados da Sandy. Minha idade cronológica diz que eu sou jovem ainda, mas minhas experiências de vida, principalmente familiares, e a intensidade com que vivo as coisas se traduzem bem nessa música. A caminhada é longa e árdua, mas tem mais esperança nos meus olhos, do que cansaço nos meus pés, e eu nunca desisto de investir no relacionamento: “Os mesmos pés cansados voltam pra você”.
•Beleza é ?
A beleza é holística, e universal. A beleza é a estética da alma que transparece no exterior em sua diversidade e singularidade. É aquilo que se encontra dentro de nós: a virtude, a sabedoria conquistada, que me move no mundo, que dá significado às pequenas ações no meu cotidiano e para com os a minha volta.
•Sua maior qualidade:
Eu me doo de corpo, alma e espírito em tudo o que eu faço. Sou esforçada e dedicada. Mas não só no quesito ações, também nas relações. Não sei passar por alguém, qualquer pessoa, e a considerar qualquer... Uns chamam isso de empatia, ou altruísmo... Acho que minha maior qualidade mesmo é gostar de gente, nessa profundidade, na essência de SER humano.
• Seu maior defeito :
Acho que a palavra que pode definir meu maior defeito é desorganização. Refiro-me à desorganização das coisas também (quem nunca?! rsrs), mas principalmente na desorganização do lado de dentro. Gasto um tempo alucinante e uma energia gigante para conseguir organizar do lado de dentro o que é meu e o que é do outro... Acabo pegando pra mim questões que são do outro, e isso me desorganiza.
•Qual a pessoa que mais admira? Por quê?
A pessoa que eu mais admiro é Jesus. Não o europeu famoso que é a primeira imagem que vem a nossa mente quando dizemos esse nome... Mas sim o carpinteiro de Nazaré, o cara simples, humilde, porém rico em percepção da humanidade. Gostaria que as pessoas pudessem conhecê-lo sem todo esse “mercado” que se fechou em torno de sua história, porque ele, a meu ver, foi o único que conseguiu viver a real humanidade, e este é o motivo pelo qual ele é a pessoa que eu mais admiro.
•Se você fosse uma celebridade por um dia, qual celebridade gostaria de ser ?
Acho que não gostaria de ser mais ninguém além de mim. Um dia num outro ser pode até trazer consigo os prazeres de tal experiência, ainda mais pensando numa celebridade, mas traz também as dores, e as singularidades daquela pessoa. E a gente precisa tanto aprender a se conhecer, se entender, se valorizar e aprender como ser nós mesmos no dia a dia... E isso demanda muito tempo! Já é difícil lidar com as minhas dores e delícias há 20 anos, imagine-se sendo inundado com outras dores e delícias, e tendo apenas um dia para lidar com elas rsrs!
•Ser miss é ... ?
Ser a voz do povo. É ocupar um espaço de visibilidade social para dar vez e voz aos marginalizados, para lembrar a todos da estética da alma, do valor que ela tem, e provocar a população para que cada um cultive em si tais belezas do lado de dentro.
•Qual a importância de projetos sociais ?
Os projetos sociais são ações planejadas e específicas que expressam interesses comunitários, e se dão em determinada realidade social e/ou institucional visando que toda aquela comunidade a ser atingida tenha seus direitos constitucionais garantidos. Desta forma, o projeto social é importante porque é ele que promove e protege os direitos dos cidadãos.
•Se você fosse desenvolver um projeto social qual seria e por quê ?
Desejo realizar um projeto social com mulheres em situação de privação da liberdade, para conhecer suas histórias, saber dos seus direitos violados antes de serem presas, para poder pensar como ajuda-las hoje, e como trabalhar com a população em geral para que tal fato não se repita nas futuras gerações.
•Por que você merece ganhar o Miss Poços de Caldas ?
A minha resposta mais sincera é a de que não gosto de pensar nas minhas ações dentro de uma lógica de meritocracia. Sei que estou participando de uma competição, mas estou abrindo minha vida, e minhas reais intenções para que se me acharem digna da função de ser Miss dessa cidade maravilhosa, no ano de 2020, saibam que vou desempenhá-la com toda minha energia e amor; porque não diz respeito só a mim.
• Caso venha a ser a Miss Poços de Caldas 2020, qual seria a primeira coisa que faria como Miss ?
Gostaria de deixar um legado através do projeto a ser executado. Algo que perdurasse por anos, e não só apenas em meu reinado. Então a primeira coisa que faria como Miss seria reunir uma equipe capacitada para entender as demandas da cidade, e em conjunto com a rede de assistência social da cidade, elaborar um projeto com excelência que pudesse ser mantido para além de 2020.